Biografia

Biografia:

 
         Herbert Emanuel nasceu na cidade de Macapá, no Estado do Amapá, no dia 20 de Fevereiro de 1963. Mudou-se para Belém no final de 1976, ali residindo até 1990. A maior parte de sua formação escolar e literária deu-se nessa cidade. Formado em Filosofia pela UFPA, em 1987, é pós-graduado em Psicopedagogia. Em 1989, ministrou as disciplinas Filosofia da Educação I e II, no antigo Núcleo da Universidade Federal do Pará, em Macapá. Em 1997, lançou seu primeiro livro, intitulado “Nada ou quase uma Arte”, com apresentação do poeta gaúcho Carlos Nejar. Em 1998, lançou, em parceria com o artista plástico e mímico Jiddu Saldanha, “Cartões Poéticos”. No final de 1991, fixou novamente residência em Macapá, exercendo alguns cargos públicos como o de diretor do Teatro das Bacabeiras e presidente do Conselho Estadual de Cultura. Há vários anos vem atuando como palestrante, falando sobre temas relacionados à arte, à cultura, à educação, dentro e fora do Estado do Amapá. 
         Em Macapá é professor de Filosofia, lecionando no segundo grau e extensão. Alguns de seus poemas estão incluídos na Antologia Poética Poesia do Grão-Pará, 2001, com seleção e notas de Olga Savary. Em 2006 lançou o livro “Do Crepúsculo ao outro dia”, em parceria com Jiddu Saldanha. Possui artigos publicados em vários jornais sobre temas artísticos, literários, filosóficos e culturais. Atualmente, possui 3 (três) projetos, livros de poemas intitulados “Isto”, “Res” e “Desasperezas”, além de um livro de ensaios, o “Guarda-chuva paradoxal”.

Fontes:





EMANUEL, Herbert.  Res. Tradução para o espanhol de Cristiane Grando e Leo Lobos.   São Paulo: Scortecci, 2011.  s.p.   12x18 cm.   Projeto gráfico, fotos e capa: Daniel Nec.  Produção: Tatamiró Grupo de Poesia. ISBN  978-85-366-2227-9   Col. A.M.

EMANUEL, Herbert.  Nada ou quase uma arte. Poesia. SP, Scortecci, 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário