Bibliografia

Principais obras de Herbert Emanuel


         Em 1997, lançou seu primeiro livro, intitulado “Nada ou quase uma Arte”, com apresentação do poeta gaúcho Carlos Nejar, que diz ter este livro como marca do silêncio que fala, a partir do titulo entre nada e quase, referindo com eloqüência que a arte se estabelece entre estas duas palavras. E Herbert conclui dizendo que este livro é poderoso, denso, belo, com dicção peculiar, imagens que levam ao entrançamento e á mundividência. Em 1998, lançou, em parceria com o artista plástico e mímico Jiddu Saldanha, Cartões Poéticos.
         Alguns poemas seus estão incluídos na Antologia Poética Poesia do Grão-Pará, 2001, com seleção e notas de Olga Savary. Em 2006 lançou o livro “Do Crepúsculo ao outro dia”, em parceria com o poeta e artista plástico Jiddu Saldanha. Possui artigos publicados em vários jornais sobre temas artísticos, literários, filosóficos e culturais. Atualmente, possui três livros de poemas, intitulados “ISTO”, “RES” e  “DESASPEREZAS”, mais um livro de ensaios, “Guarda-chuva Paradoxal”.
         RES, ganha destaque porque ao leitor é reservado o poder de preencher as lacunas, animar, no sentido de dar de si na reelaboração dos significados do real. E o próprio poeta se propõe leitor e experimenta sua criação, nesse jogo de criador e criatura: agora é poeta e capta o que o rodeia;  agora é leitor, consumidor de sua própria matéria. Matéria real, coisa-concreta: res.

Nenhum comentário:

Postar um comentário